Queridos Leitores,
Essa página é direcionada para o publico falar de religião, fé e familia.
Não temos uma preferencia por religião, crença ou culto.Somos abertos a todas crenças que tenham como objetivo único a fé em Deus que equilibra e ampara em todos os momentos da vida.Não importa o nome desse Deus ou sua cor, podemos ver ele em nossa mente de várias formas, mas , sentimos ele sempre do mesmo jeito:Através do amor fraterno.
Iniciamos ela com o texto espirita e na sequencia damos a palavra a Vanessa Flores, 19 anos, acadêmica de Educação Fisica e se preparando para cursar psicologia, católica e integrante de um grupo jovem que tem muito a nos dizer.
O educar.no.comunidades.net entrevista Rose de Yansã,Ialorishá e dirigente espiritual do centro de camdonblé Alaketo,foi lider comunitária,uma sacerdotiza e grande estudiosa da religião e cultura afrobrasileira,luta pela inclusão social de afosdescendentes e intolerância religiosa,com 25 anos de experiência no candomblé,nos recebeu com carinho em sua casa e esclareceu:"Religião Afrobrasileira não é Magia Negra!"
Boa Leitura!
Meu irmão: Que Jesus nos abençõe a todos, fortalecendo-nos nas realizações de seu Reino Divino.
EMMANUEL-Xico Chavier |
O VALOR DA FÉ
Como você vê o mundo a sua volta? Como você encara o seu dia em cada despertar?
Quais são os seus tesouros?
Na sociedade atual vivemos uma realidade de egoísmo e materialismo, numa busca incessante pelo TER, deixando muitas vezes de SER. Dedicamos boa parte do nosso tempo para adquirir bens materiais, claro que não há problema em trabalharmos para adquirir conformo e uma vida melhor para nossa família , a questão é como classificamos os bens em nossas vidas, afinal quais são os nossos verdadeiros tesouros?
Na figura acima temos a imagem da Sagrada Família, se Deus que é o Criador, se fez carne e nasceu no seio de uma família, como podemos nós não dar o valor a esse tesouro? Será que colocamos nossa família como um dos nossos tesouros mais preciosos? Jesus nos mostrou que é no seio de uma família que temos o primeiro contato com o amor.
Muitos podem ter dificuldade de encontra o amor em suas famílias, se o amor não se encontra em uma família é porque Deus também não se encontra nela. Aonde esta a fé em nossos corações? Nunca encontraremos o verdadeiro amor se não formos ao encontro do Amado. “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 Jo 4, 7-8
Sou de uma família católica que desde pequena me mostrou o valor da família e da fé, meus pais foram às primeiras pessoas que me levaram a Igreja. Na minha religião sempre aprendi que devemos como cristãos ser espelho de Cristo, portanto como família espelhos da Sagrada Família. Ser esse espelho não é uma tarefa fácil, mas Deus nunca nos prometeu facilidade e sim felicidade.
A família é o primeiro contato que temos com o mundo, aqueles que formam nossa família tornam-se nossos maiores exemplos na formação da nossa personalidade, se vivemos uma realidade de condutas lamentáveis e grande violência, é porque a base esta fraca. A base de nossa sociedade é a família, se essa base não é construída com solides ela não será capaz de sustentar mais nada. Se quisermos cidadãos conscientes precisamos fortalecer a base, para que a nossa realidade possa começar a mudar devemos dar o devido valor a essência dela, a FAMÍLIA.
Para que a nossa família possa viver o exemplo da Sagrada Família, e sendo a nossa família como for, com nossos pais, avós, tios, irmãos, independente de quem forma nossa família, devemos aprender a amar, para aprendermos a amar basta darmos uma simples resposta a este convite:
“ Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.” Ap 3, 20
Estás disposto a abrir a porta?
A escolha deve partir de cada um, porque assim é o amor, uma ESCOLHA e não um sentimento como algo que sentimos e logo passa, mas como uma escolha que ultrapassa as dificuldades, suporta tudo, crê em tudo. Quem escolhe mergulhar no amor de Deus, sentirá transbordar em si a vontade de levar esse amor, e assim com gratuidade levaremos o Médico a quem esta doente. De graça recebemos de Deus e de graça devemos dar ao irmão.
Dispor de si e se dispor aos outros é uma grande manifestação de amor, que brota do coração de quem se encontrou com o Amado. Seguir os passos de Jesus não é uma tarefa fácil, mas é uma garantia de felicidade e de vida eterna.
Por fim deixo um pedido a todos que lerem esse texto, não desista do amor, não desista de amar, de fazer a diferença aonde muitos insistem em ser como todo mundo.
Vanessa Flores
Imagem Candomblé religião afrobrasileira.
Fomos até a casa de candomblé Alaketo e fomos recebidos com carinho pela Ialorishá Rose de yansã que nos fala de sua experiência e sabedoria , armas usadas na luta contra o preconceito racial e intolerância religiosa.Estudiosa da religião afro e seus custumes e rituais, mãe Rose é um livro de muita sabedoria, ela diz:"Estou em eterno aprendizado,aprendo com cada pessoa que vem no terreiro nos pedir aconchego espiritual."
Mãe Rose o que é candomblé?
Candomblé é o culto a natureza e aos orixás.É a religião trazida pelos escravos e cultuadas por eles aqui no Brasil.Ela é uma religião que possue um Deus (olurum,Oxalá,Obatalá) senhor da criação e apartir desse Deus , da vontade dele e da necessidade de proteger a natureza que ele criou, ele deu origem a outros Deuses( Orixás), cada um comanda uma parte da natureza, um exemplo : Yemanjá senhora dos oceanos, mar e água salgada.
O candomblé se divide em nações, cada uma cultua o orixá de forma diferente,mas todas tem o mesmo principio:O amor e a fé!
O Candomblé não é magia negra.É uma religião trazida pelos negros africanos para o Brasil.Candomblé é amor e bondade, é o culto e respeito por toda natureza que nos cerca e por nossa natureza humana;É caridade e fraternidade.Quem faz uma religião ser do bem ou do mal é o seu humano.Um exemplo: são os padres pedófilos da igreja católica.A religião católica prega o respeito e o celibato,porém, alguns adébitos em desequilibrio terminam defamando a religião.Assim acontece com a nossa religião Afrodescendente,muitos usam de forma errada,isso termina confundindo as pessoas.Fazendo com que elas tenham uma visão errada do candomblé.
Imagem de um xiré(festa para o orixá) de candomblé
Qual a importãncia da familia e da religião na formação do individuo?
A familia é a base da formação moral,social,religiosa e afetiva do ser humano em desenvolvimento.Ter uma boa base religiosa é saber ensinar a impotãncia da fé na nossa existência humana.É na familia que aprendemos a amar, a respeitar nossos direitos e deveres, a ter limites, a ser tolerante...e saber que todos somos iguais perante a Olurum(Deus) independente de raça,religião,cor ou posição social.A familia pode ser grande, pequena,composta de apenas mãe ou apenas pai, ou ainda biológica ou não.O importate é ter amor e união.Saber valorizar o cuidado um com o outro, os sentimentos, as emoções e as responsabilidades.A fé ajuda muito.Saber que existe alguém no oculto conspirando para nossa felicidade é muito bom.Uma familia que sabe dar uma boa forma religiosa a seu filho, vai ter a certeza que no futuro ele vai saber escolher sua religião,e que ela, vai ter base no amor e na caridade e não no preconceito.Ensinar os valores é papel da familia,nós religiosos cultuamos o amor e a fé,orientando sempre para o caminho do bem.