“O movimento Internacional Cruz Vermelha e Crescente Vermelho é a materialização da crença mundial de que a vida e a dignidade humana merecem respeito e proteção contra danos causados pelo homem e pela natureza.”(Declaração de Identidade do Movimento Cruz Vermelha).
A Cruz Vermelha, há mais de um século, dedica-se a proteger a vida e a promover a paz entre os povos, constituindo-se na maior organização humanitária do mundo, presente em 179 países integrada por milhões de membros de todas as raças, crenças e ideologias políticas, unidos por uma causa comum. Atua em tempos de guerra ou de paz, prestam ajuda humanitária às vítimas das guerras, dos desastres e calamidades procurando evitar ou aliviar o sofrimento.
Também procuram promover o desenvolvimento dos indivíduos ou comunidades em situação de vulnerabilidade mediante programas de serviços sociais, atenção à saúde e prevenção de desastres, sempre agindo de acordo com os 7 Princípios Fundamentais do Movimento: HUMANIDADE, IMPARCIALIDADE, NEUTRALIDADE, INDEPENDÊNCIA, VOLUNTARIADO, UNIDADE e UNIVERSALIDADE.
Estes princípios exigem que os voluntários:
preocupem-se com toda a humanidade;
sejam imparciais em suas ações;
permaneçam neutras em todas as situações;
sejam independentes para poder atuar de acordo com os 7 princípios;
fomentem a unidade;
trabalhem para atingir a universalidade.
Conheça as atividades desenvolvidas pela Cruz Vermelha.
A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado do Rio Grande do Sul, como as demais Associações CRUZ VERMELHA é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que conta com parcerias e apoio financeiro dos cidadãos, empresas e comunidade parar tornar possível a realização de seu trabalho humanitário.
Os programas da CVB-RS são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de voluntários que executam atividades administrativas e técnicas altamente especializadas. Através do Programa V.I.D.A. (viver independente de adições) abrange a área da saúde, com ambulatório clínico que atende dependentes químicos, a área de capacitação em socorro de primeira resposta, a área de formação de voluntariado e a área de educação comunitária na prevenção ao uso drogas e demais adições, álcool e orientação aos fumantes. Além disso, abriga mais de dezesseis tipos de grupos de ajuda, desde alcoólicos anônimos até os de comedores compulsivos, dedicando-se também a estimular grupo de doadores de sangue e propiciando o serviço de busca e paradeiro de desaparecidos, entre outros.
Texto Grupo educar.
Nenhuma religião pode tirar um individuo das drogas.Mas se ele realmente quizer sair a fé pode ajuda-lo a superar.
Deus não criou as drogas, ele fez o mundo repleto de natureza, nos deu a vida um presente divino.Porem ele é pai que tudo sabe e tudo perdoa.Ele sempre nos espera de braços abertos para acolher o bom filho que realmente quer ajuda.Na luta do dia a dia , cada segundo sem droga é comemorado, é uma etapa vencida, um caminho longo a percorrer.Sabemos que nesse caminho há pedras, momentos de sofrimento,mas Deus está lá esperando de braços abertos para receber quem realmente quer se libertar.
A libertação acontece através do amor divino, da fé, não importa a crença, o importante é a pureza das ações e da fé que nos leva até Deus.
É possivel sair de vícios.Para isso é necessário amor familiar, força e equilibrio da familia que vai servir de alicerce para que a pessoa inferma se sinta amada e segura.É necessário fortalecimento psicológico para todos da familia e uma fé profunda no plano superior divino que tudo pode e nada somos sem ele.
Sozinhos nada somos,mas, juntos somos uma grande força capaz de mover montanhas,superar tudo com muito equilibrio e serenidade.